quinta-feira, 17 de maio de 2007

Como cobrir um bolo com Pasta Americana



Com uma espátula, passe um pouco de glacê no topo e nas laterais do bolo, para que a pasta americana possa aderir. Se quiser, use doce de leite ou geléia sem pedaços.

297 comentários:

1 – 200 de 297   Recentes›   Mais recentes»
Alcione disse...

Ola como vai?
Me chamo Alcione, e gostaria de saber o que faze quando for cobri um bolo p/ que a pasta não fique quebrando, e o que vc usa pra fazer bichinhos, gostaria muito de fazer mas só com a a pasta não da certo,qual o produto que devo usa pra que fique consistente, e qual o produto ideal pra colori a pasta americana,um beijo no seu coração fique com DEUS...bjbjbjbjbbj

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Alcione!

Geralmente a pasta racha e quebra quando está muito seca, com muito açúcar. É importante sivar e acrescentar açúcar até que ela desgrude das mãos, mas ainda deixe uma certa umidade. Por acaso onde vc mora é seco? Neste caso, pode ajudar acrescentar uma colher de sobremesa de "glicerina bidestilada para fins alimentícios" (compra-se nas casas especializadas).
Para modelar, eu uso a pasta americana, mas sempre acrescento um pouquinho de CMC direto na massa (uma colher de café), pois ele ajuda a encorpar e deixar a massa melhor para modelagens.

Beijo!

Juliana (julirhis@yahoo.com.br) disse...

Olá, tudo bem?
Como faço para cobrir um bolo quadrado? Outro dia treinei cobrindo um pedaço de isopor, mas tive sobras nos quatro cantos, apertei com o dedo ate que a pasta incorporasse as sobras mas ficou feio... como você costuma fazer acabamentos nos bolos quadrados?

Obrigada,

Juliana

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana!
A dica para os bolos quadrados é começar a ajustar a pasta a partir das quinas, fazendo movimentos da quina para as laterais do bolo, justamente para você não ter sobras de pasta, que formarão as pregas. Depois disto, você ajusta as laterias do bolo, como se ofsse redondo. Outra coisa: Cuidado ao apertar as quinas, pois elas rasgam com muita facilidade. Treine no isopor. E, não esqueça de lixar um pouquinho as quinas do isopor, para que fiquem como se fossem de bolo mesmo, que não tem um ângulo tão perfeito.

Beijos

Otavia

erivaldops disse...

oi gostaria de saber como faco para que a minha massa nao fique rachando e como faço pra cobrir um bolo redondo pois sempre fica cheio de pregas

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Erivaldo
Geralmente a pasta racha quando tem muito açúcar. Tente sovar e acrescentar açúcar até que ela despregue das mãos e da mesa, mas ainda tenha certa umidade.
Para não fazer pregas, antes de colar cada parte no bolo, estique com as mãos, para voc~e ir afastando as pregas para fora do bolo. Aconselho treinar com um disco de isopor!
Boa sorte
Otavia

janete disse...

ola Otavia, gostaria de saber se posso fazer os enfeites de pasta americana qtos dias antes? e como guardar?
obigada, Janete

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Janete!
Tanto os enfeites de glacê real como os de pasta americana podem ser feitos com bastante antecedêcia. No caso da pasta americana, uns dois meses. Naõ que vai estragar, mas em geral, as cores desbotam um pouco, e se você morar em um lugar úmido, podem mofar. Esnfeites de glacê real e massa de flores duram por mais de 6 meses!
A dica é colocar em uma cixa de papelão, nunca de plástico, para que possam "respirar", evitando o mofo. Caixas que se usam para colocar bolos funcionam bem. E, só guarde uns 3 dias depois de fazer, para que sequem bem antes. Deixe-os ao abrigo de qualquer tipo de luz forte, para que não desbotem rápido. Outro detalhe: LEmbre que os enfeites vão endurecer. Assim, não costuma ser uma boa idéia guardar coisas que serão ajustadas ao formato do bolo. Uma vez, precisava escrever muitas coisas no bolo, e um dia antes, recortei as letras e deixei entre duas camadas de plástico. Não
estragaram, não secaram, e no dia seguinte foi só colar no bolo!
Beijos

Carmelitinha disse...

oi gostaria de saber se posso usar gelatina em folha para fazer a pasta americana? pois nao encontro gelatina em po ;;entrei no seu blog por acaso e adorei seu trabalho parabèn . esta tudo lindoo

claudete Rocha disse...

Olá, Otávia!!!
Voc~e pode me enviar uma receita de pasta americana ,pois com a receita que tenho não deu certo.Virou uma "farinha americana".Sou principiante na arte de fazer bolos e sábado 23/08 vou fazer um bolo de aniversário.Também vale a dica de uma boa marca industrializada.Beijos 1000

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Claudete!!! Logo mais, depois deste post, eu coloquei a receita que uso de pasta americana. Dê uma olhadinha. Eu gosto muito da pasta americana da Arcolor, ela é ótima para cobrir bolos e também para modelar. Quando vou modelar, costumo colocar um pouquinho de CMC, para que as figuras sequem mais rápido.

Beijos

Anônimo disse...

Ola!
Adoro fazer bolos mais não tenho pratica de confeitar, gostei das dicas dadas por vc e seus bolos são lindos. Gostaria se possivel você me fornecer uma receita de pasta americana e glacê real porque minha filha vai fazer aniversario agora em setembro e vou fazer um bolo para ela mais não tenho receitas nem do glace me da pasta se você puder me ajudar ficarei grata.
Beijos
Sandra

Jane disse...

Oi Otavia

Pense numa benção encontrar vc. Minha filha vai fazer 15 anos e eu q vou fazer o bolo. Queria saber duas coisas, primeiro, vc tem alguma receita da massa do bolo, sei q tem q ser algum mais firme q o bolo normal e outra coisa, com quantos dias de antecedencia eu posso fazer o bolo e cobrir com pasta americana.
Agradeço muito

Jane Cavalcanti

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sandra!
Obrigada!
Eu postei a receita da pasta americana no dia 14.08.2007. Dá uma olahdinha no índice de postagens, que vc vai achar. Quanto ao glacê real, a receita clássica é de 1 clara de ovo, 250 g de açúcar impalpável e 1 colher de chá de suco de limão. Eu , entretanto, só estou utilizando o pó para o preparo de gacê, que só precisa de água, e não tem o problema da clara de ovo crua e não pasteurizada, que pode ser um problema.(salmonela)
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

oi jane!
Obrigada!
Acabei de postar uma receita ótima de recheio, com todas as explicações. Dá uma olhada na página inicial do blo (www.otavia.blogspot.com). E , também, em outras datas, já publiquei receitas de massa que adoro: Pão de ló (este serve para cobrir com a pasta, pois não é tão mole) Bolo de coco da Martha Stewart, e bolo de banana.
beijos

Juliana disse...

Olá Otávia.
Outro dia vi alguns bolos cobertos com pasta americana e tinha uma cor perolizada, alguns detalhes tinham uma espécie de brilho, semelhante a uma pérola, você sabe o que é utilizado para dar este efeito? Penso em utilizar gliter prateado, será que consigo este destaque ?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana!
Existe um corante em pó, perolado, que dá este efeito. Tanto os nacionais como os importados são ótimos. E, já existem marcas brasieliras que fazem perolados coloridos. O pó pode ser passado seco, sobre a peça, ou diluído em alcool de cereais ou rum branco.
Não use glitter comum, ele não é comestivel!!!
beijos

Anônimo disse...

Ola!! Otávia bom dia.
conheci o seu blog e fiquei encantada com suas obras de arte, cada um mais lindo do que o outro,eu gostaria de algumas dicas para cobrir o bolo com pasta americana, porque eu tô começando agora a trabalhar com pasta, e tenho duvidas, tipo eu posso regar o bolo normalmente antes de cobrir? e eu moro na Paraíba e muito quente como faço para consevar a pasta ? por farvor se puder manda p o meu email karlla25djk@hotmail.com brigadinhaaaaaaa beijosssssss

cris disse...

Ola bom dia, achei sem querer seu blog e achei o maximo, parabens pela paciencia e pela genorosidade que tem com todos. Eu fui abrir uma pasta num bolo redondo e em baixo ficou ondulado e nao ficou acabamento mto bom, como devo fazer, corta ele ja no suporte, a massa nao encolhe? fico no aguardo, obrigada, Cristiane, Cuiaba-MT, cris_galdino@hotmail.com

Mirian Candioto disse...

Boa tarde!
Meu nome é Mirian, vou me casar no fim do ano e pretendo fazer um bolo de isopor e cobrí-lo com a pasta americana. Tenho que fazer quantos dias antes? Posso aplicá-la direto no isopor, sem passar nada?
Grata

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cris!
Obrigada!
Em geral as pregas em baixo podem ser evitadas se vc for alisando aos poucos, tomando o cuidado de desfazer as pregas antes que a pasta cole no bolo. para dar certo, corte o excesso de pasta nas bordas, depois que tiver coberto o bolo, mas deixe uma folguinha, de um centímetro, justamente para poder ajustar bem a pasta.
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

O Miriam!
Vc pode fazer até com dois meses de antecedência, mas cuidado com 2 coisas: umidade (dependendo, pode afetar a decoração) e com a luz, pois algumas cores desbotam. O ideal seria vc ter um quarto escuro para guardar o bolo.
Uma das técnicas consite em umedecer levemente o isopor, com um pincel, para que a pasta possa aderir. Não coloque debaixo da torneira, pois pode ser que entre água que depois vai ficar vazando por baixo!
Beijos!

Su disse...

Ola, estou vendo suas dicas e minha duvida sempre é a mesma: umedecer ou nao o bolo a ser coberto com pasta americana, pois eu nao umedeço, e ai as pessoas comentam que ja comeram bolo com pasta e nao era tao seco... oque fazer?
grata

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Su!
Pode molhar o bolo sim... basta não exagerar!
Beijos!

Juliana disse...

Olá Otávia, olha eu aqui novamente!!
Fiz um bolo com 2 andares artificiais e topo verdadeiro para o casamento do meu irmão, ficou bem legal, mas quando acabou a festa o bolo estava destruído, pois os enfeites descolaram e quebraram. Utilizei glucose para colar as fitas de enfeite, mas a glucose estava dura, então colei com geléia de brilho e caiu tudo... tem alguma das suas preciosas dicas neste caso ?
Pois desta forma poderia aproveitar e utilizá-lo novamente...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana!
Parabéns!
Sempre que eu vou colar alguma coisa uso cola de cmc ou glacê real. A cola de cmc (1 colher de cha de cmc polvilhada sobre 200 ml de água, e deixe descansar 24 horas, misturando bem antes de usar)é boa para enfeites feitos de pasta, ainda frescos. Já o glcê real é bom para enfeites mais pesados, e também uso para colar fitas de tecido, pois mancha pouco.
A vantagem destes dois métodos é que colam bem, pode ficar tranquila!
beijos

catia disse...

gostaria de aprender a fazer bolos e cobrir com pasta americana eglacê marmore vc pode me mandar algumas receitas, obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Catia!
Eu postei a receita da pasta americana depois deste post que vc achou, dê uma olhada. e, eu não uso glacê marmore, então não saberia te dar a receita...

beijos

marcio adriano dos santos disse...

como faço para dar brilho na pasta americana? pois ela fica opaca quando seca.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcio!
Olha, é normal a pasta secar e ficar mais opaca. Se vc quiser efeito de água, sugiro pintar com gel de confeiteiro no local, ou usar um pouco de glucose .
Se vc quer um efeito de brilho mais suave, existem alguns vernizes, mas são importados e não vendem aqui.A mix acabou de lançar um verniz, brilho na verdade, para chocolate. Eu fiz alguns tstes com peças secas de pasta americana, e fiou bom. O detalhe é que tem que esperar 24 horas antes de comer.
Espero ter ajudado... Por enquanto, é tudo que sei sobre brilho.
Abraços,
Otavia

Amanda disse...

Boa noite Otavia!!!
Me chamo Marilei, e preciso fazer um bolo p festa de 15 anos, o bolo precisa ser com a base quadrada e em cima redondo o peso do bolo tem q ser de 10 kg, gostaria da sua dica de como montar esse bolo, as quantidades para cada peça e qual a quantidade de pasta americana será preciso p cobertura? qual a quantidade de ingredientes para fazer a pasta e a receita mais prática?
Desde já agradeço sua atenção....
Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marilei!
Olha, eu nunca vendo ou planejo meus bolos em função de peso, e sim do número de fatias, de acordo com a quantidade de gente que tenho que servir. Para ser sincera, não sei exatamente quanto eles pesam. Assim, fica um pouco difícil de dizer as quantidades. Se vc tiver uma idéia das dimensões do bolo, talvez eu consiga ajudar.
Vc já fez bolos decorados? Em geral, as quantidades aumentam em função das formas que vc vai usar...
beijos

Erika Parmera disse...

Olá Otavia, como vai?
Quero lhe parabenizar pelo blog e dizer que seu trabalho é espetacular.
Gostaria muito que vc me ajudasse pois fiz uma pasta americana e ela ficou muito quebradiça, tem como consertar ou eu perdi toda pasta?
Será que se eu colocar mais glucose com água morna ela melhora?
Por favor me ajude, não gostaria de ter que jogar tudo que fiz e gastei.
Desde já agradeço. Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Erika! Obrigada!
É bem dificil consertar o ponto da pasta depois... O que vc pode fazer é primeiro colocar uns 15 a 20 segundos no microondas, para ficar mais fácil de trabalhar, e acrescentar um pouco de gordura e gotas de água morna. Vá sovando aos poucos e veja se consegue obter um bom ponto de novo. Provavelmente vc colocou muito açúcar impalpável. Eu recomendo que se coloque aos poucos, até que a massa desgrude da bancada, mas ainda tenha uma certa umidade.
beijos

Claudia disse...

Oi Otavia, no sabado eu vou fazer a festinha do meu filho de tres anos e gostaria de fazer um bolo com pasta americana, mas nunca trabalhei com isso. Gostaria de saber o que tenho que fazer e como tenho que trabalhar com a pasta, nao me parece dificil mas sei que nao e somente comprar a pasta, abrir e cobrir. Tu poderias me dar algumas dicas? Obrigada Claudia

Patricia disse...

Oi como vai?
Gostaria de saber se a superfice para sovar a massa tem que ser sempre de marmore? Quais são as outras alternativas? Obrigada querida é muita gentileza de sua parte nos dar dicas...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Patricia!
Eu gosto muito de mesas de granito,e bancadas de metal, pois são bem lisinhas, e frias. Mas vc pode usar qualquer superfície não porosa, que seja fácil de limpar. Até mesmo uma mesa de madeira coberta com fórmica serve.
Beijos

Food 4 You disse...

Olá Otávia!Tudo bem?Gosto mto do seu blog e tenho seu link no meu blog.Hj, especialmente, este post me ajudou mto, pq recebi minha primeira encomenda de bolo "fino"!!!EEEEHH!!Até hj, ainda não havia feito bolo com pasta americana por encomenda(só p teste), pq o público p o qual eu trabalhava(assim como eu...) não aprecia o sabor.Com a mudança de público alvo, terei q me aperfeiçoar.
Gostaria de algumas dicas(se possível): a pasta americana comprada pronta tem bom sabor?Vi q vc gosta da Arcolor, é isso mesmo?O bolo será pão de ló, com recheio de nozes, passar doce de leite antes de aplicar a pasta americana não deixa o resultado "grosseiro"?E tenho uma pergunta mto básica,(eu não vendia por quilo e sim por unidade)vc sabe algum site, ou livro q indique qual o peso aproximado de uma receita? Exemplo: um pão de ló que leva 6 ovos,6 col de açúcar,
5 col de farinha de trigo faz um bolo de qtos grs?Obrigada e desculpe o incômodo.Bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Obrigada! Acabei de entrar no seu blog e amei! parabéns

bom vamos as pergutnas:Com excesão da pasta americana da Marcela Sanchez, todas tem gosto. Tem gente que gosta, e gente que não gosta. Vc vai ter que experimentar e ver até se vc se adapta à elas, se prefere fazer, etc... Eu faço.
Pode passar doce de leite sim, mas é beeeem pouquinho. Eu prefiro passar glacê real.
Quanto ao peso, sinceramente, não sei. Nunca vi uma tabela como vc fala. Uma vez, vi em uma comunidade do orkut uma discussão sobre isso, e li que algumas pessoas somam os pesos de todos os ingredientes. Mas isso não me parece bom, porque no forno, acredito que o líquido evapor, p.ex. Vc pode providenciar uma balança e começar a pesar suas receitas, e dividir os pedidos por tamanho. Em geral, os livros estrangeiros (americanos principalmente) trazem o peso de pasta americana que vc deve usar, de acordo com o tamanho das formas que assou o bolo.
Beijos

alininha disse...

olá meu nome é aline !
e gostaria de saber como cobrir um bolo de 3 andares com pasta americana , como faço cubro um por vez e depois coloco um em cima do outro ou cubro tudo de uma vez!?!?!? e vou fazer nas cores rosa , lilas e branco ...
e eu queria saber se posso colocar no bolo uma fita de cetim com um laço !!!???
nossa eu estou muito insegura não fiz nenhum teste e preciso de sua ajuda se pocivél !!!
muito obrigada !!!
até mais !!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Aline!


Eu cubro cada um dos bolos, separadamente, coloco cada um em uma base propria, de papelão bem duro, e depois monto. Não se esqueça de usar os suportes na montagem, para que o peso de um bolo não afunde o do outro. Recomendo que vc leia os comentários do blog, pois pode ter mais dicas...
Eu gosto de usar fita sim, mas quando da´, faço a fita comestível, com massa elástica. Todo mundo acha muito leal saber que dá para comer o laço!
Beijos

Natalie disse...

Olá!!
Parabéns!! VC é maravilhosa!!
AS vezes me atrevo a fazer uns bolinhos...
Vc tem algum truque para fazer aquelas letrinhas pequeninas e delicadas, geralmente em bolos de casamento?? Eu já tentei várias vezes com o glacê real,mas quando solto o bico da letra, geralmente fica repuxado, com aquela pontinha, nunca fica um resultado satisfatório...Qual a sua dica??
Abraço e fica com Deus!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!!Obrigada!
Em geral, isto acontece porque vc deve continuar apertando o saco de confeitar depois que tiver completado o desenho. minha dica é que vc treine em uma superfície antes, faça o traçado, e assim que estiver completo, pare de fazer pressão e faça um pequeno movimento de "corte", como se desenhasse uma letra "C". É meio difícil descrever isso, mas não tenho fotos... Deu para entender???
Beijos

Maria disse...

Olá Otavia.
Preciso fazer um bolo de casamento e fiz um teste com dois bolos um coloquei na geladeira e o outro fora. O que estava na geladeira quando tirei começou a suar e derreter o outro que ficou fora foi derretendo aos poucos.
Preciso fazer o bolo com 24h de antecedencia, pois serei madrinha.
É nomal a massa ficar DURA demais?
Se vc puder me ajudar ficarei muito grata.
Beijossss boa sorte

Maria

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Maria!
Vc colocou o bolo na geladeira depois de coberto com a pasta? Se sim, foi este o motivo do suor. Não se deve colocar o bolo coberto com pasta americana na geladeira, pois ela é sensível a umidade. Sem contar que vai ficar dura mesmo... Será que seu bolo não dura 24 horas fora da geladeira? Se for um recheio cozido, como doce de leie, por exemplo, sei que não tem problema...
Beijos

Larissa disse...

Oi!
queria saber como faço pro bolo ficar retinho depois que coloco a pasta. Em algumas receitas já vi colocarem uma camada de glace marmore antes, eu ja testei e ficou perfeito, mas queria saber como faz quando coloca direto a pasta.

cintia disse...

Oi tdo bem? Tentei cobrir um mini bolo com a pasta americana mix mas ela ficou toda torta de cheia de dedos, o que eu faço para ela ficar lisinha? Preciso fazer para o niver do meu filho, e tem a receita da massa?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Larissa!

Eu me preocupo com o recheio, (não ser mole demais) e deixo ele de um dia para outro dentro do aro, para ficar no formato da forma. E, depois de coberto, aliso bastante. Eu nunc ausei glacê ma´rmore. por acaso vc tem uma boa receita? pode me passar?
Beijos!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cintia!

para não ficar com marcas de dedos, é importante ter uma pá desempenadora. Ela parece quela pá de pedreiro, só que menorzinha, de plástico branco. O ideal é vc ter duas, para alisar o bolo com as duas mãos. procure em lojas de artigos de confeitaria.
A receita da pasta est a no blog atmbém, foi postada logo depois detas fotos! Beijos!!

eminem disse...

me diz pasta americana como e comprado na venda ela vem ja pronta igual massinha , e mesmo sabor ,vem colorida....e mais fasso fazer ou comprar ...me passa ingrediente da pasta americana .

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Eminen...

Na coluna da esquerda do blo, em marcadores, procure o ítem receitas. Clique e vão aparecer todas as receitas que já postei. uma delas é a da pasta americaca.

BEijos!

Ellen disse...

Oi!!! Quero fazer um bolo com pasta americana, mas quero decorar o bolo congelado, pra ficar bem geladinho pra hora da festa. Vai ser de dois andares. Será que tem algum perigo???
Agradeço desde já.
Parabéns pelo seu trabalho, e por toda a ajuda que nos dá.
Bjs. Ellen.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Hummmmm... Ellen, acho que não vai ser uma boa... Em geral, se o bolo está gelado demais, ele começa a traspirar, e a pasta fica molhada! Se estiver congelado, então, cai suas muito até ficar na temperatura ambiente. Eu nunca fiz. Se vc quiser testar, depois me conte, mas eu não faria.

beijos!!!!

Planeta da Empada disse...

Oi Otávia, como vai?
Me tornei sua fã e suas dicas tem me ajudado muito, mas nesse momento ñ estou conseguindo cobrir meu bolo sem ki fique sobrando rebarba, a pasta está engilhando e o acabamento tá ruim...me ajude, pois tenho a encomenda do bolo de aniversário do chefe do meu marido e ñ posso cometer esse erro...tô angustiada, pois antes eu trabalhava com glacê e chantily, agora ki estou trabalhando com pasta americana as pessoas ñ querem mais outra coisa, e essa encomenda vai me abrir portas, me ajude por favor...esta noite quase ñ dormi com medo de ñ conseguir cobrir sem dar um bom acabamento. Beijo... Adriana

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!
Vamos por partes: Vc mo9nta o bolo como? Acho que o principal para ter um bom acabamento é ter um bolo bem, certinho. Eu gosto de montar as camadas dentro de um aro na altura do bolo, ou emuma forma forrada com acetato. Deixo na geladeira de um dia para outro, e logo depois de cobrir, aliso bastante com as pás de alisar. Acho que é isso... Espero ter ajudado.
beijos

thiago disse...

oi otavia
eu trabalho com top base e me interecei muito por pasta americana.
1-o bolo feito de pasta americana fica duro depois de pronto?
2-o procedimento e o mesmo do bolo de clace para a montagem?
3-depois de montado e so cobrir com a massa ?ou tem que passa clace antes?
4-a modelagem para decoraçao e feita com pasta americana mesmo?
deculpe o monte de perguntas e porque to muito enteresado mesmo.acho muito lindo o bolo com pasta.obrigado pela atençao .

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Thiago!
Desculpe a demora, mas seu e-mail ficou um tempo "perdido"...
Vamos lá: 1 O bolo não fica duro, a pasta é que fica com a superficie mais dura, mas não chega a ser duro demais.
Tem que passar galcê real ou doce de leite (pouco) antes de cobrir com a pasta. (dá uma olhada nos posts, e nas pergutnas e respostas... TEm mutias dicas úteis...)
O que vc diz com montagem? As estruturas de bolos de andares? Tem que usar suportes sim....
O mais immportante é conseguir um bolo bem liso nas laterais. por isso, monte sempre em aro ou dentro de outra forma.
E use recheios firmes... O bolo com pasta não vai para a geladeira.
Beijos e boa sorte!

Ayumi disse...

Oiii moro no japao e queria fzr o meu bolo de aniversario q sera agr dia 30
gostaria de saber se tem algum problema se eu usar corante normal em liquido pq nw axei corante em gel aq no japao para mim colokar na pasta americana

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Ayumi!

Pode, mas cuidado para não perder o ponto da pasta. Só não recomendo se vc quiser a pasta em preto ou vermelho, ou alguma outra cor muito forte.

BEijos!

Beatriz disse...

Olá, Otavia!!
unca trabalhei com pasta americana e quero me arriscar a fazer o bolo do aniversário do meu filho. Já me disseram que a marca Arcolor é a melhor, mais não me informaram a quantidade para cobrir um bolo de 2"andares" (2 formas) no tamanho de:COMP: 38cm ALT: 5cm e LARG: 26 cm.
Desde já obrigada !!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Beatriz!
Eu sempre acho que ter mais pasta à mão é melhor do que faltar, principalmente se vc nunca fez. Assim, eu sugiriria uns 2 quilos pelo menos. Dá uma olhada na embalagem da pasta arcolor, que eles indicam. Eu também acho que é a melhor marca disponível.

BEIJO!

Patricia Norat disse...

Oi Otavia, vi um video seu no You Tube e adorei sobre suporte para bolos. Eu faço Tortas para fora e neste final de semana me aventurei em fazer um bolo usando a Famosa Pasta Americana, comprei uma pronta para facilitar , fiz como estava escrito na embalagem, aplicação foi otima, unica coisa que não ficou boa foi o principal(Bolo!!!)Usei uma massa de Pão de Ló a mesma que eu uso para fazer minhas tortas .O que eu gostaria que vc me ajudasse é qual a massa de bolo que devo usar para uma forma de 25cm de diametro(redonda)e se devo fazer 2 bolos ou 1 só e cortar ao meio. Nas minhas tortas e faço uma massa e corto ao meio agora bolo decorado acho que é diferente . Muito obrigada desde já pela ajuda.
beijos
Patricia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi PAtricia! te respondo lá no Comemorando em Las vegas... Beijos

bfooteiro disse...

ola, Otavia, sou katia moro em porto alegre-rs, gostaria de fazer um bolo de 1 aninho do meu filho,e queria saber onde encontra pasta americana pronta da arcolor, que tu recomendasse, se puderes me ajudar ficarei muito agradecida, um abraço.,Adorei seu blog. muito interessante.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Katia,

Eu não saberia dizer, pois nunca fiz um bolo em Porto Alegre....

Dá uma olhada no site da Barradoce, pois eles tem e enviam para todo Brasil.
www.barradoce.com.br

Beijos

patrícia disse...

oiiiiiiiiiiiiiii
como vai
boa noite me chamo patrícia
eu adoraria aprender como se faz
essa pasta americana .
eu amo fazer bolo .
e como a minha mãe vai fazer aniversário . eu gostaria que você e ensinasse essa receita .
e muito dificíl de fazer
essa massa.
obrigada pela sua atenção vou
deixar o meu orkut .
pra você me responder .eu achei você foi no yutube.
me adiciona ai ta paty_sapequinha_sjm@hotmail.com
fica com deus e tenha muitos ssuçessos .

ana disse...

olà otavia encontrei suas dicas por azar e sorte minha, pois estou morando na frança e vou mim casar em setembro e quero fazer meu bolo mais nao sei os nomes dos produtos aqui pra fazer a pasta americana e o glace real se vc sabe de alguma coisa min responda,parabens pelo sucesso beijos

Anônimo disse...

Olá, muito obrigado pela dica, pensei que derrepente pudesse ter administrado algumas aulas por aqui,mas valeu acessei o site tem bastante coisa que precisava, não sei se tu da aulas em outras localidades, pois gostaria de fazer um curso de decoração de bolos, mas por aqui tbm tem, mas o teu trabalho acho mito lindo, ja estou viciada em ver teu blog. Gostaria de tirar mais uma duvida, como sei o tamanho do bolo para umas 50 pessoas, poderia me ajudar???? um forte abraço e uma ótima semana.katia-porto alegre.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Eu acho que um bolo assado em uma forma de 35 cm de diâmetro dá certo...
Beijo

l disse...

estou co uma duvida ! apasta americana encolhe quando for corta laobrigada.

adriana disse...

a maça america encolhe quando cortada !!!

muito obrigado :D

adriana disse...

ola bom dia outra pergunta se puder me ajudar agradeco .vou fazer niver da minha sobrinha os enfeitos com abelhinhas .poso fazer as abelhinhas com apasta americanas me ajuda oque posso uzar para abelhinhas e flores ...bjbjbjbj

Graça disse...

Oi Otavia, amei seu blog, e como eu faço tortas e pães de mel tb, decidi tentar fazer a receita que tem aqui, eu fiz e deu certo, apesar de não colocar cmc na pasta eu consegui modelar umas rosas e enfeitar um pão de mel, estava com alguns defeitos mas até que ficou bonitinho.
Guardei ele na geladeira(pode?) ai q fiquei com uma duvida, depois de dia qd fui ver o pão de mel coberto com a pasta, a pasta parece que soltou uma gosma, ficou bem brilhante o bolo, eu passei o dedo e parece açúcar derretido.
É assim mesmo???
Pois se eu for fazer pra vender, eu não vou poder colocar o bolo na geladeira se precisar?

beijos

Anônimo disse...

Ola Otavia !
Tenho um bolo para fazer e preciso muito da sua ajuda.
Como forrar a taboa com pasta americana? depois de forrada prenso o bolo em cima dessa mesma taboa que forrei?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Eu coloco fita dupla face, forro com papel alumínio. Depois, passo glacê e cubro com a pasta. Colo o bolo em cima. No video do panettone, na página principal do blgo, eu ensino a fazer isso. Dá uma olhada..
Ah, escreve seu nome no próximo comentário...

Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Graça!
Que bom que vc conseguiu fazer a receita!

Nunca coloque o bolo coberto com a pasta dentro da geladeira, porque ela absorve a umidade da geladeira e fica mole mesmo. Depois de cobrir e decorar o bolo, guarde em local fresco e seco.

Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi I !

Provavelmente tem muita gelatina na sua pasta. Se estiver fazendo minha receita, use as colheres de sopa rasas.
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Adriana!
Eu faria as abelhas em pasta americana sim... Vc pode fazer com pasta amarela e colar tirinha pretas para fazer o corpinho. Fica ótimo!
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Adriana, não sei se foi vc que perguntou sobre encolher acima, mas como respondi, achoq ue deve ser excesso de gelatina.
BEijos

Graça disse...

Oi Otavia, eu aqui de novo, mas para falar do glacê real, não to conseguindo postar no topico dele então vim aqui rsrs.

Eu queria perguntar se não é recomendável cobrir um bolo todo com glace, eu fiz o glace aqui e deu certinho, mas como eu não achei em lugar nenhum falando disso, então eu cobri o bolo com chantilly e enfeitei com o glace, a parte q cobri com chantily em alguns lugares rachou, mas acho q isso aconteceu pq meu marido me afanou metade do meu chantilly, e fiz uma camada fina por isso.

Você usa glacê pra cobrir?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Graca,
Eu não uso glace para cobrir, so para decorar. Ele endurece e se vc cobrir tudo, vai rachar na hora de cortar.
Beijos!!

Manu Salgado disse...

Oi, Otávia!
Adorei seu trabalho!
Tem algum tempo que eu fiz um curso para cobrir bolos com pasta americana, e já nem lembrava direito como trabalhar com a pasta.
Teu blog é muito útil.
Tem dicas preciosas para quem trabalha e pra quem quer começar ou recomeçar, como eu!
Bom, estou trabalhando com pasta americana, fazendo modelagens de bichos. Farei umas abelhinhas essa semana, e gostaria de saber de você, se existe alguma caneta com tinta comestível que eu possa comprar para fazer boca, olhos, entre outras coisas - em bonecos e até as listras das abelhinhas.

Agradeço e fico no aguardo!
Ah, e Parabéns pelo maravilhoso Blog! Sucesso! Abraço!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Manu, Obrigada!
Tem sim, tanto nacional como importada. Mas, sinceramente, eu prefiro usar um pincel beeeeem fininho e corante preto. Acho que se as abelinhas forem muito pequenas, vai ficar melhor.
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, é maravilhoso!
Preciso fazer um bolo de batizado redondo para 20 pessoas e gostaria que me ajudasse.
-Qual o tamanho da forma para essa quantidade de pessoas?
-Vou cobrir com pasta americana, posso fazer isso na véspera?
-Existe um tipo de massa de bolo melhor para cobrir com a pasta americana ou pode ser pão de ló mesmo?
-A base para colocar o bolo é isopor? O bolo vai direto em cima dessa base?
Obrigada pela ajuda.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Eu usaria uma forma de 20 cm de diametro e faria um bolo com 10 cm de altura.
Pode cobrir na vespera, desde que o recheio nao precise de geladeira.
Pode usar pao de ló, se nao for muito mole. Veja a receita que postei no log
Vc pode usar isopor, madeira, etc... Eu forro tudo com papel aluminio e depois com pasta.
beijos

joicy lima disse...

ola otavia vc e um anjo, todas as minhas duvidas sao sempre esclarecidas em seu blog, vc e mesmo muito generosa com todos, otavia eu ja estou me preparando a algum tempo para começar a divulgar o meu trabalho tenho feito muitos bolos testes em casa, aniversario da minha filha e amigos e sempre "graças" com muito elogio, mas o que ainda me deixa muito insegura é quanto a forma de cobrar pelo trabalho:
1º vendo dicas suas sei que devo ter um preço base por fatia de bolo e nao por quilo;
2º agora vem a pergunta!, vc poderia postar aqui uma tabelinha de medidas de forma x quantidade de fatias(convidados), por exemplo uma forma de:
20cm: 20 convidados
35cm: 35 convidados
,enfim vc iria me ajudar a dar um ponta pe inicial na minha nova profisao...
outra coisa é se existe diferença de preço da fatia de um bolo quando ele tem e quando ele nao tem personagens flores ou modelagens em cima
beijos em vc desculpe pelo tamanho da duvida..rsrs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

oI Joicy! Obrigada!
Cobrar é uma coisa difícil, porque vc precisar ser capaz dedar um valor para o o seu trabalho. Eu acho que o ideal é ter faixas de preço, conforme a decoraçao seja mais ou menso elaborada. Já vi algumas pessoas que colocam um preço por bonequinho, ou por flor, de massa elastica. Eu prefiro a idéia das faixas.
Nada impede que vc cobre por quilo, se achar mais conveniente... Aqui em Sao Paulo muitas designers cobram por quilo. Eu é que nao me acostumei....
Outra dica é vc pensar no tempo que demora para fazer cada decoração. Daí, vc pode colocar um valor para sua hora e usar isto como parametro para cobrar o bolo. De qualquer forma, eu acho que devemos procurar cobrar um preço que represente o valor de nosso trabalho. Quando vc faz um bolo personalizado, pesquisa, desenha, vê fotos da pessoas, experimenta algumas decorações, enfim, tem muito mais trabalho que com um bolinho normal.
Quanto a tabela, acho que vou fazer um post sobre isso... Mas já te adianto, a de 20 cm serve 20 pessoas e a de 25, 30. A de 30 cm serve 50 pessoas. (todos com 10 cm de altura)
Beijos

tania disse...

Ola

Estava procurando no google e vi seu site quem sabe você poderia me ajudar. Faço bolos decorados, e também faço maquetes para os clientes verem meu trabalho e o tamanho dos bolos, bem o problema é que as maquetes que fiz recentemente em pouco dias a pasta americana começou a ficar molhada e desfigurar o bolo, me disseram para colocar glicerina bidestilada, mas fui pesquisar e alguns dizem que é para quem mora em clima seco e outros dizem que é para clima úmido, então fiquei na dúvida. Eu moro em Salvador, geralmente quente, mas têm chovido,então gostaria de saber se realmente posso usar a glicerina ou se o problema pode ser resolvido com outro produto.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tania!
Eu moro em Sao Paulo, que as vezes fica super seco e nunca usei glicerina. Como Slavador é a beira mar, tem sempre muito mais umidade que aqui, e acho que vc nao deve usar glicerina. Ela serve para deixar a pasta mais macia em locais que o clima é muito SECO.
Se tiver umido demais, lembre de deixar os bolos em locai ventilados, de preferenciano ar condicionado. Cmc pode funcionar para os bolos maquete, ele agiliza a secagem, mas ele deixa apasta mais dura... Nao sei se vai ajudar.
Beijos!

Jaqueline disse...

Olá Otavia,
Gostaria de saber se posso colocar papel de arroz para decorar o bolo coberto com pasta americana.
bjos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Pode sim!
Vc deve passar gel de brilho antes, para colar.

Beijos

Edma disse...

Oi Otávia!

Eu moro em Praia Grande - SP e gostaria muito de aprender a fazer bolos decorados.
Você saberia me indicar um local aqui ou em Santos para eu fazer um curso?
Muito obrigada, um abraço.

Édma

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Edma!
Nao conheço, infelizmente... Se souber de alguém te falo, ok?
Beijos

elitaty disse...

A moça perguntou como recuperar a pasta americana,quando a mesma ficar um pouco quebradiça.Isso aonteceu comigo.E na hora do desespero coloquei novamente na bacia e coloquei um pouco de água.E não é que funcionou!!Ficou perfeita pra trabalhar.

larissa disse...

ola otavia, gostaria de saber qual tipo de corante pode ser utilizado na pasta americana.

Cássia disse...

Olá Otávia, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo trabalho e dizer que admiro muito seu trabalho. Estou começando a fazer bolos decorados, e uma cliente me pediu um bolo "fundo do mar". Gostaria de saber como faço um efeito água na pasta americana para que ela fique semelhante a um mar. Desde já agradeço, abraços.

Nilcilene Paula disse...

Bom dia ,quanto devo cobrar um bolo de dois tabuleiros tam.grande e p/ quantas pessoas vai dar esse bolo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nilcilene!
Sinceramente, nao sei a que tamanho vc se refere, porque vc nao falou as medidas....
Eu acho que o preço é uma coisa de cada um, de acordo com suas clientes, e o mercado em que vc atua. E vc deve levar em conta que um bolo decorado com pasta americana dá muito mais trabalho, entao para calcular o preço, deve levar em conta o tempo do trabalho.
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi LArissa!
Para tingir a massa, eu gosto de usar corantes em gel. Para pintar, eu gosto dos corantes em pó dissolvidos em alcool de cereais, ou corante em gel diluido no conhaque.
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Cassia!
Obrigada!
Hummmm... Uma vez fiz um bolo e ficou bem legal: Tingi a pasta de azul não muito escuro. Dilui um pouco do mesmo corante azul ( em gel) no conhaque, e usando uma escovinha, e puxando as cerdas com o dedão , fiz respingar no bolo, dando um efeito bem legal. Depois decorei com conchinhas, um polvo, peixe, etc.... Teste antes e veja o que acha.

Beijos!

Jane disse...

Olá Otavia tudo bem? Adoro seus trabalhos são lindos!!!!
Bom, tenho que fazer um bolo p/ uma pessoa (homem)que ama música. Pensei em fazer branco com notas musicais em preto, o rpblema é que ñ sei como fazer esses desenhos. existem cortadores p/ isso.
Se vc puder me ajudar ficarei muito grata!
Um abraço

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jane, obrigada!
Existem cortadores sim, procure onde ficam os cortadores de biscoitos...
Se não, faça uma minhoquinha de pasta preta, dobre formando os lados e a parte de cima da nota. Depois cole uma bolinha alongada na ponta...
Beijos!

camila disse...

Oi!
Quantos dias posso quardar um bolo coberto com a pasta americana.
posso decorar o bolo um dia antes da festa?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Camila! Pode sim. Vc só tem que prestar atenção no recheio que está usando, e fazer alguma coisa que não estrague ficando um dia fora da geladeira, como um brigadeiro, doce de leite, ganache, etc....
BEijos

Rita de Cássia disse...

Olá Otavia! Adoro seu blog, venho aqui sempre que posso! :)
Mas tenho algumas dúvidas quanto à pasta americana... por favor, se ler isso agora, pode me responder rapidinho? É que estou fazendo um bolo de aniversário de 15 anos, a entrega é amanhã, e preciso mesmo de dicas suas, pois nunca tinha tentado com pasta americana... pois bem, eu fiz a pasta, ficou ótima! :) Mas o problema é que eu comecei a fazer rosas com ela, pra decoração do bolo, coloquei cmc pra não ficar suado, mas deixei a forma que estava usando em cima da mesa ontem de noite e hoje de manhã ela estava toda suada! E depois que não quer secar, o que eu faço? É que á noite choveu, ficou úmido demais. As rosas estão ficando melecadas, há alguma dica para que elas fiquem durinhas de novo? PS. moro em Boa Vista, RR.
Agradeceria muitissimo se você me ajudasse!
Beijos :) e continue sempre com seu lindo trabalho! :*

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rita!
Desculpe que só vi seu e-mail agora.... Espero poder ajudar ainda.
A umidade é um problema... uma coisa que te ajudaria muito seria ter ar condicionado. Outra idéia muito boa é misturar 20% do peso de massa que vc vai usar para modelar em pastilhagem, que seca bem mais rápido.
E cmc sempre ajuda também. Experimente colocar mais um pouquinho.
Beijos

Renata disse...

Oi Otavia, tudo bem!?
Achei seu vídeo no Youtube e visitei seu blog na mesma hora. Hoje comprei tudo que eu precisava pra me arriscar a fazer decoração com pasta americana.
Li todos os comentários desse post e gostaria que você me respondesse algumas coisas para que eu tenha certeza absoluta do que vou fazer:

1 - Quero fazer mini bolos. Qual receita de bolo você sugere?
2 - Vi uns vídeos em que usaram água para "colar" as partes dos enfeites. A água dá mesmo conta do recado ou não?
3 - O que você sugere para eu umedecer o bolo para que ele não fique seco?

Acho que por enquanto é só, mas qualquer outra dúvida que eu tiver, voltarei para perguntar!

Muitos beijos e parabéns pelo belíssimo trabalho!

Rê!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rê!

Eu molho os meus bolos com uma calda de 2 xícaras de água para 1 de açucar.

A massa dos mini bolos pode ser uma massa de bolo que seja rica, pois dará muito trabalho se vc resolver rechear. Por isso é comum que os mini bolos sejam brownies, bolos de frutas, etc... Um bolo de chocolate funcionará bem, se vc acrescentar nozes e chocolate em barra picadinho, por exemplo.

Eu prefiro colar com cola de cmc:200 ml de água e 1 colher de chá de cmc ( vc acha em lojas de produtos de confeitaria) Misture bem, e espere algumas horas. Mexa de novo.

Beijos

Sônia disse...

Ola tudo bem?
Meu nome é Sônia, vou fazer um bolo de isopor com pasta americana, e gostaria de saber quanto tempo antes posso fazer, e qual o corante que uso para tingir a pasta?
Bjos !!!Obrigada.

rita disse...

ola,OTAVIA!
SOU DO SUL DE SC,E AQUI ESTA MUITO UMIDO O TEMPO,O QUE FAÇO PRA PASTA AMERICANA NÃO MELAR?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rita!
Vc leiu os comentários anteriores? Neste post e no que tem a receita da pasta há varias dicas sobre isso. muitas leitoras do blog já tiveram este problema. Em geral, fuinciona colocar no ar condicionado. Na pasta que vc for abrir, deixe ela ficar no ponto certo. E na que for modelar, coloque um pouquinho de cmc
BEijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sonia! USe corante em gel
Vc pode fazer com meses de antecedencia, só nao exagere porque desbota e fica feiro.
BEijo!

Anônimo disse...

Oi Otavia,

Conheci seu blog agora, ja são quase 1 hora da manhã aqui em Paris e não consigo desligar!
Por favor me tire uma duvida: você diz "montar" os bolos em "aro". O que é isso?
Como tenho dificuldades em ter as laterais do bolo lisas antes de cobrir com a pasta americana, sera que você poderia me esclarecer ?
Parabéns pelo blog!
Um abraço
erica

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Erica!
obrigada!!
Eu falo isso porque acho que é a melhor técnica para termos um bolo bem liso, com as laterais bem perfeitas. Vc assa as massas, como quiser, ou em varias vezes, mais fina, ou em uma forma alta. Corta em camadas. Para montar vc pega ou a mesma forma que assou , ou uma mais alta ( por isso eu falo em aro) porque para o bolo decorado com pasta ficar legal, em geral ele deve ter 10 cm de altura. E dentro deste aro, vc faz camadas de massa, calda e recheio, até ficar com 10 cm de altura. Eu gosto de deixar na geladeira umas 5 horas.Espera ficar a temperatura ambiente e cobre com a pasta.
Um curiosidade: Fui a Paris e só vi bolos de confeitaria tradicional ( que são lindos!). Como é este trabalho de cake design por aí? Tem muita gente fazendo pasta americana?
BEijos!!

Anônimo disse...

Bom Dia Otavia,

Ok, entendi, vous tentar isto da proxima vez.
Pois é, aqui não existe "bolo artistico" como a gente chama e o francês, em geral, foge do açucar. Como eu queria que minhas filhas tivessem festas de aniversario proximas as nossas ai no Brasil(com centenas de balões - o que deixa meu marido louco)decicidi me lançar na decoração de bolos. Apos muitas lagrimas fazendo e rolando a pasta americana, melhorei muito. E continuo me aperfeiçoando graças aos sites como o seu. So faço para familia/amigos. Até vendi dois bolos para testar o lado comercial mas... trabalho e tenho três filhas. Todos sabem o numero de horas que um bolo precisa para ser feito e decorado! Contudo, nada mais gratificante do que ouvir "Madame, esse bolo é de verdade mesmo?" na hora de entregar o bolo dos 4 anos de minha filha na escola!
Vou tentar fazer o glacê real novamente - dificil achar a boa consistência! Na verdade estava a procura de uma receita de glacê de marmore para variar da pasta americana e cai no teu blog.
Muito obrigada pela sua rapidez e muito sucesso pra você. Depois vou ver o teu blog todo com calma.
bisous
erica

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Erica! Obrigada!!
Que delícia ouvir isso, não?
Acho que na França, como existe uma cultura muito grande de gastronomia, talvez haja um receio de que um bolo assim talvez não seja tão bom . E nós sabemos que uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Podemos fazer bolos deliciosos e lindos, certo?
Aos poucos vc vai pegando o jeitinho das receitas, não se preocupe. Uma boa dica seria vc procurar pó para merengue, ou clara de ovo em pó, que é pasteurizada, e fazer o galcê com isso. Daí vc não se preocupa com nada.
Beijos e boa sorte!

Valdinéia disse...

Olá Otávia,

meu nome é Valdinéia, conheci o seu blog por acaso e achei simplesmente maravilhoso, porque você da dicas incríveis. Eu já faço bolos de pasta americana e no ultimo sábado fiz um bolo imitando um balde com duas latinhas de cerveja (feitas em pasta americana e papel de arroz), porém, depois de algumas horas o bolo começou a arrear e estufar a pasta. ai eu fiquei sem saber o que aconteceu. Será que eu recheei demais o bolo, que molhei demais ou as latinha pesaram em cima do bolo? o que eu faço quando isso acontecer? faça uma visita no meu orkut para conhecer os meus bolos: (jefersonix@hotmail.com).

agradeço pela sua generosidade de passar um pouco da sua experiênte para nós que ainda estamos começando.

um beijinho
Valdinéia
meu e-mail: val_effgen@hotmail.com

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Valdinéia! Obrigada!
pelo o que vc falou, deve ter sido o peso das latinhas. Sempre que eu vou colocar uma decoração mais pesada, maior, toda em pasta, eu a coloco em cia de uma pequena base de papelão e embaixo desta base eu coloco os mesmos palitos dos bolos de andares, só que em menor quantidade. Assim, caso haja muito peso, ele será distribuído para a base do bolo e nao para a massa. Vc só tem que cuidar para que a base de papelão não apareça. Vc viu o bolo shrek? O boneco era inteiro de pasta. Coloquei em cima de um pequeno círculo de papelão e este círculo foi apoiado por um grupinho de palitos de churrasco, tal como bolo de andares.
Beijos

valdineia disse...

Oi Otávia,sou eu de novo!!
agora estou escrevendo para agradecer pela explicação e também para agradecer pela receita de pasta americana. eu fiz e ficou ótima. Eu costumo usar a pasta da arcolor, mas a sua receita ficou muito melhor e mais em conta.
Um beijinho!!!

Valdinéia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Valdineia! Que bom!!
Beijos

Anônimo disse...

olá,OTÁVIA primeiro quero te parabenizar por esse trabalho tão maravilhoso e tambem quero te dizer que agradeço à DEUS por vc existir,pq não são todas as pessoas que tem talento e dividem com as pessoas,vc no entanto se destaca por isso e por outras qualidades.Mais enfim, eu gostaria de dicas de recheios que não estraguem com facilidades tipo assim, eu prparo o bolo de manhã para ser servido so no final da noite,outra dúvida posso fazer um bolo com 2tipos de recheios,e que recheio usar para um bolo de uma adolescente de 12anos(lembrando que vai ter muitas crianças).Um gd BJ.priscila

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Priscila, obrigada!
Sem duvida, vc pode fazer deste jeito. Em geral, um dia e meio é um período seguro para o bolo ficar fora da geladeira, desde que vc nao use nenhum recheio ou calda que precise ficar na geladeira para ficar fresco ( coco fresco, frutas, creme de leite cru, etc....) Eu adoro as ganaches de chocolate em barra, tanto ao leite como meio amargo. Veja a receita na postagem falando do Tv culinária, clicando onde eu indico. Para uma aniver'sario nesta idade, brigadeiro é uma boa, e vc pode usar brigaderio branco e de chocolate. ou entao, doce de leite e beijinho.

Beijos!!

Kika disse...

Oi, Otávia.
Adorei o seu blog e o seu trabalho.
Estou iniciando na área de cake designer por hobby. Já fiz alguns bolos que ficaram deliciosos, mas tenho dificuldade em deixar o bolo bem lisinho para que a pasta americana não fique marcada quando aplicada. Em geral, passo um pouco de creme de confeiteiro antes de aplicar a pasta, mas sempre fica um pouco irregular.
Como posso fazer pra deixar a superfície do bolo lisinha???
Um abraço.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Kika!
O mais importante é a montagem. Monte o bolo em um aro alto ou em uma forma com um colarinho de acetato de 10 cm de altura. Deixe na geladeira algumas horas. E use sempre recheios firmes. Outro detalhe é passar glacê real antes da pasta, para que esta cole, e usar uma pá para tirar as imperfeições.

Beijos

Anônimo disse...

Oi Otavia, sou Débora vou fazer um bolo de isopor para casamento e gostaria de saber se posso colocar a pasta americana em cima do isopor sem passar nada antes .....
ou somente água mesmo e qual a espessura da massa?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Debora! basta passar água mesmo. Se vc quiser, pode até passar glacê, mas nao precisa. E pode até ser mais fina que o bolo comum. Meio centímetro ou menos.
Beijos

rosana disse...

oi otávia eu vou fazer o meu primeiro bolo de pasta americana para o aniversário de minha´vó .gostaria de saber onde eu encontro essas bases de papelão ...obrigada

silvia disse...

Oi, Otávia
Eu lhe escrevi na semana passada, sobre o bolo do trem, e agradeço por tua resposta sobre o buttercream. Já encontrei muitas receitas em vídeos americanos.
Achei que seria mais fácil fazer de pasta americana e tentei fazer, mas devo ter pego a receita errada na internet, porque assim que eu coloquei a mistura de gelatina, glucose e gordura em cima do açúcar de confeiteiro e comecei a misturar, a massa ficou duríssima, mais dura que massa de pão...
Tu podes me confirmar a receita de pasta americana? A que eu peguei na internet era 2 colh sopa de gelatina (usei então dois saquinhos de gelatina, pois medi e cada um tinha 1 colher de sopa), 1 colh sopa de gordura vegetal, 1 colher de Karo e 3 colheres de água em temperatura ambiente. Coloquei a gelatina na água e não ficou transparente como a mistura que vi no teu vídeo, achei que tinha pouca água.
Iniciante é fogo, né? A gente não tem muita noção...
Obrigada de novo.
Silvia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rosana!

Em lojas de produtos de confeitaria ou embalagens. Em geral, no mesmo lugar que vc acha a pasta americana.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Silvia!
Eu acho que falta água na sua receita. Porque vc nao tenta a minha? Entre na coluna da esquerda da página principal do blog, e vá em receitas, e veja a receita da pasta. ( Como fazer a pasta americana)
BEijos!

Su disse...

Ola, sempre acompanho os comentarios e resposta acho muito dez....agora li um comentario para passar glace real no bolo para nivelar , e depois cobrir com a pasta americana,uma duvida.... o bolo na hora do corte nao quebraria...

Agora gostaria que vc me ajudasse, preciso cobrir um bolo cenografico com pasta americana, so que quadrado, o processo é o mesmo ou tem akguma dica especial, poiis todos bolo que fiz em opasta , foram redondos...

grata Sueli

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sueli!
O glacê não vai quebrar porque estará coberto pela pasta.
Para cobrir bolos quadrados, nao deixe a pasta muito fina, para ela nao quebrar nas quinas, e alise de dentro para fora. Se vc puder treinar em um isopor quadrado, seria melhor.
Beijos

Anônimo disse...

OLA BOM DIA.

É A PRIMEIRA VEZ QUE IREI FAZER UM BOLO COBERTO COM PASTA AMERICANA, QUERIA SABER COMO FAÇO PARA SEPARAR O BOLO PARA PODER RECHEAR SEI QUE SEPARO COM UMA LINHA FINA E DEPOIS COMO FAÇO PARA SEPARAR.

BEJS

ADELAINE,

adelaine.goncalves@bol.com.br

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Adelaine! Eu corto com a faca mesmo, de preferencia uma faca de serra.
Beijos

Anônimo disse...

Olá Otavia! Me chamo Roberta e acho o seu blog demais!!Muito obrigada por nos dar dicas tão uteis!Gostaria de saber se eu posso fazer a massa da pasta americana por partes, tipo faço uma receita toda,daí a parte líquida eu divido em duas ou três e vou usando conforme a minha necessidade, guardando a parte q eu não vou usar de imediato, na geladeira.Não sei c deu pra entender.Bjus!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Roberta! obrigada!
A melhor maneira de fazer isso é colocar apenas metade do açucar (mais ou menos) e guardar a pasta neste pondo, de massa mãe, na geladeira, em potes bem tampados. na hora de usar, retire a quantidade, espere ficar em temperatura ambiente, e acrescente açucar até dar o ponto.

beijos

Anônimo disse...

Olá!!!
Adorei a receita da pasta americana, mas a minha massa ficou muito seca pois moro em Brasília e aqui quase não exixte umidade... Gostaria de saber como posso fazer para umedece-lá um pouco quando for utiliza-lá.
Obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá! Experimente colocar uma colher de sopa de glicerina para fins alimenticios na pasta, na hora em que estiver tudo derretendo.
beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá! Experimente colocar uma colher de sopa de glicerina para fins alimenticios na pasta, na hora em que estiver tudo derretendo.
beijo

Natália disse...

Oi Otavia!!
Gostaria de saber se uma receita de pasta americana é necessário para cobrir um bolo de 35x10 e um de 25x10? E também queria saber se pode ser feita uma receita e meia da pasta americana!
Obrigada!
Beijos...

Giza disse...

Olá Otavia! Primeiramente quero parabenizá-la pelo blog maravilhoso! É muito bom encontrar no mundo pessoas como você que aceitam dividir seus conhecimentos conosco.
Teremos agora em setembro, dia 12, o aniversário de 1 aninho do nosso bebê. O caso é o seguinte: Já tenho a pasta americana branca comprada pronta, gostaria que me informasse como faço para colorí-la...
Posso apenas acrescentar o corante no tom desejado diretamente na pasta e sovar? Será que fazendo assim a pasta fica no tom uniforme? E para moldar os bichinhos, devo acrescentar algo mais além do corante?
Aguardo seu retorno. Obrigada!
Grande abraço, Giza.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Giza, obrigada!
Vc acrescenta o corante em gel direto na pasta e sova até ficar em uma cor homogênea. Cuidado para não acrescentar açúcar demais nesta hora, porqu a pasta pode endurecer e rachar depois.
E a dica é ir colocando o corante aos poucos, até chegar no tom que vc quer.
BEijos

Anônimo disse...

Oiii Otávia adorei conhecer seu blog gostaria muito q vc fizesse um video mostrando como vc cobre um bolo com a pasta americana um bolo redondo .Por favor me ajude Bjs fica com Deus.

Natália disse...

Oi Otavia!!
Gostaria de saber se uma receita da pasta americana é o sulficiente para cobrir um bolo de 35x10 e um de 25x10? E tb queria saber se pode ser feito uma receita e meia da pasta americana?
Obrigada!
bjs...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá! Obrigada pela idéia! Pedido anotado. Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Natalia! Eu acho que sim, mas se vc quiser ter uma folga e também for cobrir o tabuleiro, faça uma receita e meia, sem problemas.
BEijos

silvana disse...

Olá, Otávia! Me chamo Silvana. Quero parabenizar pelos seus trabalhos, são perfeitos!
Sobre a receita do pão de ló, gostaria saber se os ovos são batitos separados as claras das gemas ou tudo juntos?
Outra coisa: como faço para modelar, tentei fazer um boneco, como faço com biscuit mas o corpo com o peso vai encolhendo. A massa e a pasta americana ou outra?
Posso usar bola de isopor para fazer modelagem?
Desde já agradeço o seu carinho e atenção.
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Silvana! Obrigada!
Se vc está falando da minha receita de pao de ló, bate tudo junto mesmo.
A modelagem é com a pasta americana, e vc pode colocar umas pitadas de cmc para que ela fique mais firme. Faça isso, embrulhe em plástico para nao secar e espere uma hora. Tente modelar de novo e veja se melhora.
Beijos

Kazuyo disse...

Oi Otavia! A sua orientacao e passar glace real no bolo antes de cobrir o bolo com a pasta, certo? Nao sei se acontece com vc, mas o glace nao seca e quando cortamos o bolo, a pasta fica descolando e uma gosma (que eh o glace que nao esta seco)entre o bolo e a pasta! Tem alguma orientacao, pois fiz doi bolos testes (a festinha da minha filha e sabado dia 12) e os dois tiveram o mesmo problema! Vou fazer o bolo de coco, com recheio de beijinho (pois a ganache de chocolate brando eu errei no ponto e ficou duro) e queria saber se ao inves de passar glace real eu poderia passar doce de leite? vai misturar muito os sabores?
Beijos e que Deus te abencoe

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! É isso mesmo!. Ele nao seca porque nao está em contato com o ar. Eu nunca achei isso um problema, mas vc pode tentar passar doce de leite no bolo para fazer a pasta aderir.
Nao se preocupe com o glacê e a pasta, em relação a sabores.

Beijos

Kazuyo disse...

Oi Otavia, se voce que e profissional, nao acha um problema a glace ficar mole antre o bolo e a pasta, nao sou eu que vou achar, ne? rsrsrs Fiz a festinha no sabado e o bolo ficou otimo! Vou ver se te mando a foto!!! Beijos!!!

Noatia Andrade disse...

ooii!!! Otavia!! primeiro que tudo queria te parabenizar pelo seu belíssimo trabalho, e dizer que tenho aprendido muito com as suas dicas, só peço uma coisa, coloca mais vídeos no youtube. adoro v seus vídeos eles são muito bem explicados, Bjão!!

cristina disse...

Ola Otavia!!!!!
Eu nunca trabalhei com pasta america gostaria de algumas digas pra iniciantes, pois gostaria de presentear uma pessoa com um bolo, POR FAVOR me AJUDEEEE...
Desde já lhe agradeço pela atenção

Anônimo disse...

Oiii Otavia td bem ,fiz um bolo ontem e tentei fazer a pasta americana ate entao td certo, mas acho q a pasta nao ficou boa pq qndo fui abrir com um rolo em cima de uma bancada ela grudou toda na mesa e nao tive como aproveita-la
Nao sei o q fiz de errado pois estava grudando nas maos ai fui colocando mais açucar so q ficou horrivel e tive q joga-la toda fora, me ajuda otavia por favor pois quero fazer outro bolo com a pasta americana. beijos obrigada te adoro.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Sempre quando vc for abrir a pasta, deve polvilhar a mesa com um pouquinho de açucar, e sempre que abrir, levante aos poucos e veja se não está grudando.
Se vc colocar açucar demais , ela endurece mesmo.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cristina! Dá uma olhadinha nas postagens e principalemnte nas perguntas e respostas, pois vc vai achar muitas dicas. E se tiver alguma dúvida, pergunte!
beijos

cristina disse...

olá Otavia!!!
Olha eu aqui denovo, obrigado pela ajuda de antes, realmente encontrei muitas dicas, eu vi q para tingir a massa vc usa corante em gel, mais aqui na minha cidade so tem em pó e liquido, como utilizo elas??????
Obrigado...

Sonia disse...

Olá Otavia,

Gosto muito do seu trabalho e admiro a paciencia para responder a todas as questoes aqui colocadas :)

Ontem fiz um boneco em pasta americana, para colocar no bolo do meu filho, e o boneco estava bonitinho e perfeitinho, mas hoje notei que no corpo dele apareceram algumas rachas, o que posso fazer para que isso nao aconteça da proxima vez que fizer bonecos?

desde ja obrigada,

beijinhos

Sonia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cristina! Obrigada!
Vc pode usar sim, mas o líquido , se vc for fazer um tom mais escuro, pode ser que ele deixe a pasta muito mole. Para cores mais pastéis, não tem problema. No caso do corante em pó, coloque um pouquinho em uma porção de pasta, amasse bem até ficar uniforme, e depois amasse o restante da pasta.

beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sonia!
Pode ter sido excesso de açucar... é a única coisa que faz rachar.
Beijos!

Romaria Das Tortas(Patricia Norat - Cake Design) disse...

Olá Otavia , estou aqui novamente , gostaria de tirar mais uma duvida com vc. Domingo fiz um bolo de Batizado com três andares, tique tinjir 5 kilos de pasta americana.....aja braço,o q eu quero saber é se tem pasta colorida com grandes quantidades(5 kilos ou mais)??Caso não tenha, se existe alguma maneira de pintar o bolo com a pasta já aplicada??Ou qual a melhor maneira de fazer isso??Queria saber também como faz para fazer aquelas coberturas no qual a pasta americana fica com o aspecto de aperolado??Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda. Patricia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Patricia!! Realmente, é uma ginástica!!!
Eu só conheço a pasta colorida em pequenas quantidades.Antigamente eles faziam, mas não vi mais.
Existe um spray de corante, da Wilton, americano, que fica muito bom. Ele dá um efeito parecido com aerógrafo. Aqui em Sao Paulo já vende, em lojas especializadas. Por falar nisso, o aerógrafo serve para pintar o bolo também. Eu não tenho, mas conheço muita gente que adora O corante sai como que um spray, e vc vai pintando o bolo. Uma marca nacional fez um corante em spray também, mas eu ainda não usei e não sei como fica.
Beijos!

farinha disse...

Olá bom dia.
Gostaria de saber se para cobrir o isopor com pasta americana, é preciso passar algo antes para a pasta grudar, como é feito no bolo de verdade, se for preciso o que passar?
Quero lhe parabenizar pelo seu blog, que da dicas maravilhosas, pois hoje em dia é dificil pessoas como vc, que ajuda aqueles que precisam.
Que Deus lhe abençoe, e obrigado.
João!

Elaine disse...

Oi Otávia, sou a Elaine, vou fazer um bolo de isopor e cobrir com pasta americana, ja sei que tenho que umidificar o isopor um pouquinho antes de cobrir. Posso fazer apliques da própria pasta?? e como faço pra colar eles na pasta do bolo?? qto tempo antes posso faze-lo?? Obrigada e parabés pelo blog. BJinhosss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Obrigada!
Vc precisa molhar o isopor levemente.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Elaine!
Depois que cobrir o bolo com a pasta, faça como se fosse um bolo normal. Pode colar apliques, glacê, etc... E a durabilidade é enorme... Meses... A única coisa é que se ficar exposto a luz, pode desbotar. E cuidado também com a umidade.
beijos

Priscila disse...

Olá Otávia, parabéns pelo seu trabalho e sua capacidade em dividir com os outros aquilo que vc sabe... realmente vc tem sido benção para a vida de todos nós!!!! suas dicas são jóias preciosas para todos.
Preciso de sua ajuda sobre uma dificuldade que estou tendo ao montar o bolo pois qdo tiro da forma ele está alinhadinho mas quando cubro com a pasta ele não fica firme e aparecem algumas "barrigas" sabe, acaba perdendo um pouco a forma lisinha das laterais e ficando meio arredondado... usei sua receita de pão de ló e ganashi pq achei que minha receita podia ser o problema e estar muito mole, mas aconteceu de novo.... qdo coloquei os palitinhos para sobrepor o outro bolo, parece que ele cedeu ainda mais... Socorro...
o que posso estar fazendo errado?
Ficarei muito grata por sua ajuda.
Um grande beijo. Priscila.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Priscila! Obrigada!
Será que vc não está colocando muito recheio?
Poderia ser a ganache, mas esta receita é muito boa.
Vc está montando o bolo na forma, prensando.
Experimente fazer camadas finas de massa e recheio. Fica mais gostoso, e dá ótimos resultados na decoração.
beijos!

nati disse...

Olá Otavia, estou super encantada com suas dicas. Bom procuro dicas na net para minha mãe que já faz bolos e agora esta tentando aprimorar a pasta que nunca tinha feito, esta semana ela tentando fazer leu algumas coisas que poderia estar guardando a pasta até uma semana, ela guardou durante 3 dias mais a mesma ficou enrrugada, não ficou lisinha vc sabe me dizer o porque? gostaria de saber também se a pasta pode ser esticada para no outro dia colocar no bolo? e dicas para ficar lisa. É isso obrigada e parabéns.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nati!
Olha, eu acho que a pasta só fic igual ao guardar se for guardada no ponto de massa mae,(neste cao na geladeira) que significa aquele em que se acrescentou metade do açucar.Sinceramente, nao entendi o que vc disse com enrugada... Pode ser que ela tenha ficado estranah por ter ressecado... Será que foi isso?
Experimente guardar como falei
Beijos

Juliana disse...

Olá Otávia!
Já ouvi dizer que acrescentando ingredientes na pasta pronta (eu uso Arcolor)ela vira Massa Elástica, vc saberia dizer o que deve ser acrescentado e qual quantidade ?
Mais uma vez Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana!
Eu nao acho que isto seja verdade... Alguma pessoas acrescentam cmc , mas eu acho que só fica mais dura, e nao dá a elasticidade da pasta . Sugiro que compre a massa de flores ou a elastica, dependendo do trabalho.
beijos

Romaria Das Tortas(Patricia Norat - Cake Design) disse...

Otavia, olha eu aqui de novo!!!Tudo Bem ???Espero que sim!!Gostaria de sua ajuda mais uma vez. O Glacê Marmore da Arcolor, serve para acertar e nivelar o bolo para receber a PASTA AMERICANA????Se eu não estiver errada , me explique como eu faço isso, tenho que misturar o conteudo do pacote com agua???Tenho que bater na batedeira???Como eu passo no bolo, com uma espatula???Me me explicar melhor??Um Grande Beijo e Muito Obrigada mais uma vez..........Fique com Deus Patricia Norat

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Patricia! Eu não sei!!! Nunca usei o glacê marmore.... Veja se na embalagem nao tem as instruções. Eu sempre monto o bolo no aro, e assim ele fica bem nivelado.
beijos

Juliana disse...

Otávia, essa resposta é para a Patrícia:
O Glacê real pode ajudar a corrigir pequenas imperfeições no bolo, tem que bater com água sim, de acordo com as instruções da embalagem - este vc consegue espalhar com uma espátula.
Já o Glacê mármoreé diferente, é semelhante a pasta americana não consegue espalhar na superfície...

Rose Bregantin disse...

Oi Otavia, meu nome é Rose. Gosto muito do seu blog... estou precisando da sua ajuda.
Farei 20 mini bolos e mais um bolo cenografico para uma boda de prata, gostaria de antecipar o bolo cenografico, ja que ele será apenas para decoração e fotos.A festa será no dia, 06/11/09,quais os cuidados que devo ter para que ele não fique feio até lá? Como armazenar?
Sempre na finaização, costumo borrifar o alcool de cereais, para tirar algum residuo de açúcar que possa ter. Posso borrifá-lo antes de fazer a entrega?
Desde ja agradeço a atenção.
Te desejo muito sucesso em sua vida.
Meu @ é robregantin@hotmail.com
Aguardarei ansiosa pela sua resposta.
Obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Obrigada!

Inclusive, acrescento mais uma coisinha: Em alguns lugares, como Nordeste e Rio, sei que a maioria das designers usa glacê marmore para revestir o bolo.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Rose!
Sem dúvida, vc já pode ir fazendo o bolo cenografico. Cuide para que ele nao fique exposto a luz forte, especialemnte se for colorido, pois tons de rosa e violeta desbotam. Também deixe-o em locais secos, pois a umidade pode fazer com que as decorações amoleçam. Se vc tiver um lugar com ar condicionado, perfeito, desde que ele fique ligado. Se não tiver, nao tem problema, mas ele tem que ficar em local arejado. Já embrulhei em celofane, mas nao ficou legal, porque "abafou"o bolo. Ah, e nao coloque na geladeira!
Se estiver chovendo demais na sua cidade, coloque umas pitadas de cmc na pasta americana antes de cobrir o bolo.
Beijos

Romaria Das Tortas(Patricia Norat - Cake Design) disse...

Olá Otavia, lembra que te perguntei semana passada sobre o glce marmore antes de aplica a Pasta Amerina??Pois estou terminando um curso aqui no Rio no Atelier da Gula em Copacabana(Com Rosangela Marinho). Ela ensinou hoje um glace marmore feito com leite de coco...MARAVILHO!!E oglace Marmore além de saboroso é sensacional para tirar todas as imperfeições do bolo, sem ter que passar muito, nunca vi nada parecido, gostaria de saber se posso passar a receita para vc dividir com as amigas do BLOG, isso se vc não se importar é claro. Se vc puder esperimentar vc não vai querer usar outra coisa. Aprendi também uma receita de recheio de Coco Queimado também muito bom.É isso. Um Beijo Grande e Fique com Deus.Patricia Norat

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Patricia!! Claro!!!!!!!!!!!
Me manda, que eu faço um post bem legal e coloco todos os créditos que vc falar, inclusive sobre o curso.

beijos!!!

Anônimo disse...

Ola Otavia, parabéns pelo seu trabalho.
Tenho uma duvida, e gostaria de sua opniao... qdo cubro o bolo com pasta, ele nao fica rachado, mas sim, enrrugado, como se tivesse aparencia da parte de cima de um pao de queijo, todo enrrugado...
o que vc me indicaria fazer?° grata

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!
Eu nunca tive este problema...Engraçado....
Uma vez vi um enrugado proximo da base do bolo, e foi porque eu apertei e alisei depoisque a pasta já tinha secado um pouquinho, e estava um dia muito seco. Por acaso vc mora em um lugar seco?
Se for o caso, experimente colocar uma colher de sopa de glicerina para fina alimenticios ( compra em lojas de produtos de confeitaria.)na pasta, na hora em que estiver derretendo tudo.

Beijos

Anônimo disse...

Oi Otávia,
estou pensando em fazer alfajores para o natal. Gostaria de saber se posso usar pasta americana, cortando os moldes e colar sobre o chocolate, e como se cola.Obrigada, muito legal o seu blog.

Anônimo disse...

Olá Otaviana, tudo bem?
Em primeiro lugar quero de parabenizar pelo seu trabalho é simplesmente "MARAVILHOSOOOOOO".
Preciso de sua ajuda, já fiz dois bolos de aniversário mas para meu filho, esta semana eu tenho "minha primeira encomenda" de pasta americana.
O bolo é para sexta feira, eu gostaria de saber com quanto tempo eu posso cobrir com a pasta. O recheio é trufado de abacaxi, então não é tão mole. Eu poderia finalizar o bolo na quinta feira? E mais uma dica sua, vou fazer o bolo com um laço de pasta americana, tem alguma dica de como fazer um laço bem bonito, como os seus. Para colocar pasta na pasta é o glace real?
Muito obrigada
Fernanda

Anônimo disse...

Nossa Otavia, me desculpe, acabei de ver que escrevi o seu nome errado na postagem anterior, desculpe mesmo.
Me da mais uma dica, o bolo que vou fazer é quadrado como faço para cobrir sem ficar com as quinas feias.
obrigada
Fernanda

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá! pode sim, acho que vai ficar lindo! Experiente colar com glacê real.
Beijos

Fernanda disse...

Otávia, tudo bem?
Parabéns pelo seu talento, vc é formidável.
Gostaria de saber qual a melhor forma de colocar a vela no bolo com pasta americana para não trincar. O meu bolo é para o dia 21 eu posso fazer deixar o bolo finalizado com 1 dia de antecedência?
Deixaria numa sala com ar condicionado. O que vc me diz? seria uma boa idéia. Ah e os enfeitinhos poderiam ser feitos no começo da semana (com pasta amer).

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fernanda!
Eu acho que os laços ficam mais bonitos se feitos com massa elastica. Compre pronta, pois tem mais qualidade.
Como é o trufado? Se o abacaxi for só essência, ok. Inclsive, se for geleia, também. O problema é fruta fresca...
Acho que tudo bem finalizar na quinta.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fernanda! Vc deve colar as velas com glace real e deixar secar antes de entregar. Eu acho também que seu cronograma está ótimo.
Beijos!

celle disse...

Olá Otávia! Gostaria q vc me ajudasse,a minha filha faz 15 anos agora em Abril e eu vou fazer o bolo,cobrí-lo com pasta americana comprada pronta,e gostaria de umas dicas suas de como fazer uma caricatura dela ou seja uma bonequinha q fosse bailarina com a própria pasta?pode ser assim ou tem q usar uma outra pasta para modelar...por favor me ajude!!! Mande pelo meu e-mail:marcellenatal@yahoo.com.br
Agradeço desde já e que Jesus te abenç~eo sempre!

Ana Paula Mocelin disse...

Olá Otávia! O seu trabalho é maravilhoso.Parabens. Mesmo achando que tenho duas mãos esquerdas estou sempre tentando aprender com vc. Minha duvida é: Posso cobrir um bolo com chantili e colocar detalhes de pasta, no caso pasta já endurecida como borboletas ou flores? Obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana Paula! Desculpe a imensa demora, mas estava viajando e agora estou atualizando todos os comentários...
Eu pessoalmente nunca fiz isso, mas já sugeri para uma leitora, ela fez e me escreveu dizendo que deu super certo.
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Celle!
Eu sempre respondo por aqui mesmo....
Eu acho que vc pode modelar em pasta americana mesmo, como uma bonequinha.
beijos!

Heloisa disse...

Sou Heloisa e vou fazer para o aniversário de minha neta umas pranchas, pequenas, de surf com a pasta americana já pronta. Desejo informação do que devo acrescentar, além do corante, para moldar as pranchas.

Obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Heloisa!
Se vc apenas modelar as pranchas em pasta, já fica bonitinho. Mas, a pasta é macia, e as pranchas vão se "acomodar "na superficie em que vc colocar, e não vai dar o efeito de prancha.
Eu faria as pranchas em pastilhagem que é uma pasta que também se acha pronta. Ela seca bastante e fica bem rigida.
Se vc não achar, coloque cmc na pasta americana, que vai deixar a pasta mais firminha e agilizar a secagem. Mais ou menos uma colherzinha de chá para o equivalente a duas laranjas de pasta. ( em termos de volume)
beijos

adriana disse...

Nossa seu trabalho é nota 1000. Vi todos os seus videos na rede em dois dias, vi e revi...quinta e sexta ,e hoje acabei de fazer meu primeiro bolo com pasta americana. de casamento ei.Ficou lindo.Fiz de dois andares, com dois recheios, nas cores branco e lilás. Você é uma ótima professora PARABÉNS!!!Espero que sempre coloque mais e mais dicas no seu blog.. Abraços.. Que Deus continue a aumentar seu dom e seu jeito maravilhoso de compartilhar isso...Beijos Adriana Guimarães.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Adriana! obrigada! Venha sempre aqui... Feliz Ano novo!

beijos

Carla disse...

Olá, meu nome é Carla e estou começando a trabalhar com bolos decorados, e gostaria de saber se posso cobrir um bolo com chantilly ou glacê e decorar com rosas em pasta americana, adoro seu trabalho!Obrigado

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carla! Obrigada!

Eu não cubro com chantilly, então particularmente nunca testei esta idéia. porém, um tempinho atrás uma leitora do blog comentou que fez e deu super certo. Minha dica é que caso vc vá usar o chantilly, não faça flores enormes, pois se ficarem muito pesadas podem afundar no creme...

beijos

Doces disse...

Oi Otavia td bem? tenho uma duvida quanto aos bolos em pasta americana de andares. em um bolo de 5 andares quais seriam os tamanhos dos bolos? e se for de 4 andares? adoro seu blog.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 297   Recentes› Mais recentes»